O Neon estimula, por meio de palestras, painéis e apresentações, as possibilidades de combinações para o empreendedorismo e a inovação visando mercados de soluções e promovendo network.
O Nordeste On 2023 promoveu uma série de palestras, painéis e apresentações imperdíveis sobre inovação e empreendedorismo no seu primeiro dia de programação. Os palestrantes, das mais diversas regiões e localidades do país, trouxeram uma conexão de temas acerca da inovação.

O público pode compreender, apreender e observar sobre os processo de melhoria contínua nas organizações, assim como, entender mais sobre ecossistemas, o movimento da cultura de inovação, governança, estratégias, modelos de negócios digitais, agilidade, entrega de valor e adaptação ao mercado com foco na solução dos problemas.
Entre as palestras da manhã, aconteceram as apresentações “Fireside chat – Case Niduu: do início até os aprendizados após a aquisição da Gupy”, facilitado por Rômulo Martins; seguido da palestra “Caminhos para o sucesso das mulheres no empreendedorismo”, apresentado por Lílian Natal, da Bossa Nova; “Transformação digital” facilitada por Felipe Cabra, da DELL e “Educação Empreendedora é o futuro – Despertando o comportamento empreendedor” facilitada por Alexandre Mori, da MVPlay.

À tarde, a programação teve continuidade, reiniciando com o Painel intitulado “Job to be done: Como as startups podem identificar e atender as necessidades não atendidas dos consumidores, criando soluções que ofereçam valor?”.
Polyanna Cintra, mediadora do Painel, esclareceu que o painel tem a intenção de levantar questões acerca do que as startups não estão identificando. “As startups precisam identificar problemas e levantando essas questões, podemos gerar inovação e resolução dos problemas gerais da sociedade”, afirmou Polyanna.
O público pode conferir ainda temas que abordaram contratação de startups, ecossistemas de inovação, modelos de negócios inovadores e exponenciais, construções de startups de sucesso e cultura maker.
Para o palestrante Alexandre Uehara, da Innov8, os participantes estão fazendo toda a diferença. “O público do evento está muito participativo, questionador, com perguntas interessantíssimas. Eu vejo grande potencial aqui no Maranhão quanto aos negócios de inovação, pois é um estado que tem uma riqueza grande de pessoas, de diversidade e cultura. É um conhecimento em um grande potencial de mercado. São as pessoas daqui que têm toda potência para resolver os problemas locais por meio das startups”, colocou o palestrante.
NEON
São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.
Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.
-

