São Luís está entre os 12 municípios brasileiros selecionados pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para participação no Programa Turismo Futuro Brasil. Com isso, a cidade vai receber das duas instituições o suporte técnico, consultorias e ações para a estruturação da capital como Destino Turístico Inteligente (DTI).
O ato de formalização desse apoio aconteceu em Curitiba – PR, durante o 1º Encontro de Benchmark do Programa Turismo Futuro Brasil, uma troca de experiências vivenciais e técnicas entre lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas de turismo dos municípios selecionados. Na ocasião, o prefeito Eduardo Braide foi representado pelo Secretário Municipal de Turismo da capital, Saulo Santos, que teve o reconhecimento dos participantes por inúmeras boas práticas na gestão turística de São Luís.
Para o secretário Saulo Santos, “esse momento marca o compromisso de São Luís e da gestão do prefeito Eduardo Braide com o desafio de transformar a capital dos Azulejos, com seus diferenciais e atrativos únicos, em um destino inteligente e sustentável, integrado e que possa aliar o crescimento da atividade turística com o bem-estar de seus habitantes. Questões como acessibilidade, fortalecimento da governança e o compromisso com um modelo de turismo inclusivo, que garanta melhorias para a cidade e para nossa população, estão entre os grandes desafios deste momento”.
Na cerimônia de adesão, o grupo foi recepcionado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca e pelo governador em exercício Darci Piana, no espaço cultural Memorial Cidade de Curitiba, no centro histórico da cidade.
Encontro – O encontro teve ampla programação de visitas técnicas, debates e trocas de experiências focadas no desenvolvimento de destinos DTI. O grupo, formado por mais de 60 participantes, visitou o Mercado Municipal de Curitiba, o restaurante Madalosso e o bairro de Santa Felicidade, a Fazenda Urbana, o Jardim Botânico, FabLab (hub de inovação) e circuito de cervejarias artesanais, para conhecer boas práticas de turismo articulado à produção, de sinergia com o ecossistema de inovação, de governança e de gestão pública empreendedora adotadas em Curitiba.
-
-
No segundo dia, momento para os alinhamentos técnicos e de estratégias de ação, na sede da Fecomércio – PR, onde o grupo conheceu a experiência do ecossistema DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade. Outros destaques foram as participações da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, que apresentou a experiência de estruturação do DTI local, explicando detalhes da iniciativa e a definição dos eixos de atuação; e de Gislaine Queiroz, presidente do Convention Bureau de Curitiba, que na visita ao Mercado Municipal abordou a articulação para atração de eventos para a capital paranaense.
Sublinhando a importância desse intercâmbio, Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, destacou a troca de experiências e o conhecimento de práticas que podem ser replicadas nas 12 cidades selecionadas, frisando as conexões entre pessoas com a cidade e a ressignificação de ambientes e da gestão pública no turismo adotados em Curitiba.
Para São Luís, a adesão à parceria traz boas perspectivas de crescimento do turismo de forma integrada. “A missão deu aos 12 municípios a chance de conhecer a realidade de cada um e uma troca de vivências, resultando na formação de uma rede colaborativa para superação dos desafios e compartilhamento de soluções muito úteis para todos. Em São Luís, temos vários desafios, principalmente na integração e fortalecimento da governança, para os quais o Sebrae se sente motivado, abraçando esse novo momento com bastante entusiasmo, na perspectiva de contribuir, ao lado de todos que venham a somar nesse processo, para que as ações ocorram e possam fortalecer São Luís como DTI, transformando a nossa capital em um espaço integrador, que combine o crescimento econômico a partir do turismo e melhorias na vida das pessoas”, pontuou o diretor Técnico do Sebrae – MA, Mauro Borralho.
Já a diretora de Administração e Finanças do Sebrae – MA, Edila Neves, frisou esse momento de construção coletiva como algo decisivo para o sucesso da estratégia DTI. “Um momento marcante, em que fica evidente a necessidade da articulação de esforços para que nossa cidade e seus habitantes possam ter no turismo importante base para seu próprio crescimento aliado ao melhor para as pessoas.
Do Maranhão, estiveram presentes, além dos dois diretores e do secretário Saulo Santos, o gerente da Unidade de Negócios de São Luís, Mauro Formiga, a coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae – MA, Flávia Nadler, e Jeane Soeiro, gestora do projeto Rota das Emoções.
Destinos Turísticos Inteligentes – DTI
O Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.
A estratégia será aplicada em Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.
Após a assinatura do termo de adesão, as 12 cidades receberão acompanhamento técnico da GKS Inteligência Territorial. O trabalho prossegue agora com a formação de comitês gestores da estratégia DTI em cada uma, abrangendo os eixos de governança, acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e inteligência, marketing, criatividade, segurança, mobilidade e transportes, com a formulação de planos de ações integradas para cada um destes.