ASN MA Atualização
Compartilhe

Empreendedoras de Capinzal do Norte participam do 1º Encontro Elas por Elas

O evento, promovido pela Sala do Empreendedor e Prefeitura, em parceria com o Sebrae Maranhão, contou com a presença de 120 mulheres.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA Atualização
Compartilhe

Aconteceu no último sábado (18), o 1º Encontro Elas por Elas, no Ginásio Poliesportivo Henrique e Fernando, em Capinzal do Norte, promovido pela Sala do Empreendedor e prefeitura com o apoio do Sebrae. Uma noite incrível, ainda em comemoração ao Dia da Mulher, com a presença de 120 empreendedoras cercadas por network, troca de informações, reconhecimento e diversão.

“O encontro empresarial Elas por Elas é um marco para o município de Capinzal do Norte, mostrando a força e o impacto econômico da mulher empreendedora Capizalense. Logo, esse evento, apoiado pelo Sebrae, visa consolidar o empoderamento de negócios liderados por mulheres como fonte de desenvolvimento econômico do município, geração de renda e estabelecimento de uma rede de apoio mútuo entre elas. Até mesmo porque o lugar da mulher é onde ela quer estar”, disse a gestora de atendimento do Sebrae em Presidente Dutra, Nayara Moreira, na abertura do encontro.

Para abrilhantar o encontro, o Sebrae preparou a palestra ‘O poder da mulher empreendedora’, seguida de um painel de boas práticas com as empresárias Valdenira Oliveira e Fagna Lima. “Empreender não é fácil. Sei que cada uma que está aqui hoje, pode confirmar como é difícil começar. No início tudo é muito difícil, mas com persistência e a ajuda da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae, encontrei um norte e ficou mais fácil superar os obstáculos”, pontuou Valdenira ao inspirar as demais participantes com sua história de empreendedorismo.

A palestrante destacou as 10 habilidades que toda empreendedora precisa desenvolver para ter destaque em seus negócios, inspirando as participantes a identificarem as habilidades já desenvolvidas e buscarem conhecimentos para adquirir o que não reconheceram. Além das empresárias, estiveram presentes a presidente da Câmara de Vereadores, Carla Campos, a Secretária da Mulher, Valéria Santos, a Secretária de Educação, Sandra Abre, entre outras autoridades.

Através da Sala do Empreendedor, o Sebrae e a prefeitura têm realizado diversas ações para incentivar o empreendedorismo local. “A parceria com o Sebrae só vem crescendo em nosso município. São ações em conjunto com várias secretarias, e a Sala do Empreendedor tem sido um elo muito importante nessa relação. Sem dúvida, os empresários de Capinzal do Norte ganharam muito com essa parceria”, disse Felipe Portela, Secretário de Administração, no evento, representando o prefeito.

Pesquisa mostra que mulheres representam 35,1% dos empresários maranhenses.

Todos os anos o Sebrae divulga uma pesquisa intitulada “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero”. A última edição, que compreende o período de 2022, é resultado da avaliação de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está disponível no Data Sebrae.

Uma das principais conclusões é que o número de mulheres que se tornaram empresárias no Maranhão cresceu. A informação está na pesquisa “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero (2022)” e mostra que as mulheres já representaram 35,1% dos empresários maranhenses.