A Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, realizou neste último dia 16 de março, na Sede do Senac em Pinheiro, o 2º ALIrural – Encontro de Agentes Locais de Inovação Rural no Maranhão, que tem como foco o fortalecimento do setor rural. Nesta edição, foram abordados os temas Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e Gestão de Vendas, que teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a emissão do CAF e capacitar os agricultores para uma gestão de vendas eficiente.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a palestras e consultorias especializadas.
A palestra “Tudo Sobre o CAF”, foi ministrada por José Sergio Rodrigues Sousa e Geisa Neves, Técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), seguida pela palestra “Onde e como posso vender?”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Adriano Mafra. O Encontro contou com a presença de empreendedores rurais, secretários de agricultura da região, produtores rurais, representantes do Sindicato dos Produtores Rurais, da Associação Comercial, da CDL de Pinheiro, da AGERP e equipe Sebrae, representada por Graça Fernandes, Gerente da UR de Pinheiro.
Na Baixada e Litoral Ocidental, o Ciclo do ALIrural, realizado pela UR de Pinheiro, atendeu 20 produtores da região, beneficiando três cadeias diferentes: horticultura, fruticultura e a piscicultura, distribuídos por seis municípios: Guimarães, Mirinzal, Turilândia, Pedro do Rosário, São Bento e Turiaçu. Esses atendimentos resultaram em outras demandas para o Sebrae, como o SebraeTec para beneficiamento do peixe, outorga da água, além de consultorias técnicas nas áreas de gestão.
“O ALIrural é um projeto que atende e leva a inovação para dentro das propriedades rurais, buscando um aumento de produtividade e uma diminuição de custos. Nós estamos com duas agentes do ALI atendendo em seis municípios, nós atendemos 20 produtores dentro desses seis municípios”, explanou Raphaella Castro, analista técnica do Sebrae.
Sobre o ALIrural
O ALIrural é um programa desenvolvido pelo Sebrae, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável de áreas rurais através do fomento ao empreendedorismo e inovação. É direcionado aos empreendedores rurais, agricultores familiares e produtores rurais que desejam expandir seus negócios e torná-los mais competitivos no mercado. O ALIrural oferece capacitação, consultoria especializada, acesso a tecnologias e a oportunidade de participação em feiras e eventos de negócios.
O Sebrae entende que o empreendedorismo rural é um dos principais pilares da economia do Maranhão, por isso, investe constantemente em programas que visam aperfeiçoar as práticas e metodologias de gestão, fomentar a inovação e aumentar a produtividade das empresas rurais. Além disso, o ALIrural também promove ações de articulação e cooperação entre produtores rurais, facilitando a troca de informações e experiências, incentivando a criação de redes de negócios e o acesso a novos mercados, com a realização de feiras, eventos e rodadas de negócios.
O programa oferece uma série de capacitações e consultorias gratuitas para os empreendedores, visando o desenvolvimento de habilidades gerenciais, inovação, sustentabilidade e competitividade. Os temas abordados incluem gestão de vendas, marketing, planejamento estratégico, gestão de pessoas, qualidade, produtividade, legislação, entre outros.
“É um grande prazer estar presente neste evento. O Sebrae é nosso parceiro e a gente não pode deixar de participar desses eventos. Hoje São Bento tem o prazer de ter vários agricultores e piscicultores beneficiados pelo ALI, e desejo que nossos produtores possam sempre ter uma assistência técnica melhor, que possam produzir mais e isso vai fazer com que outras pessoas olhem a evolução do seu produto, do seu empreendimento, e comece também a procurar não só nossa agricultura, mas também procurar o Sebrae.”, afirmou Sandro Bacute, secretário de Agricultura de São Bento.
Os objetivos do ALIrural são diversos, mas podem ser resumidos em três principais:
1 – Capacitar os produtores rurais e empreendedores para a gestão dos seus negócios, por meio de cursos, workshops e consultorias especializadas, de forma que os empresários do setor rural possam tomar decisões mais estratégicas e aumentar a eficiência da sua produção.
2 – Estimular a inovação e a adoção de tecnologias no setor rural, para que os produtores possam melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, reduzindo custos.
3 – Promover a integração dos produtores rurais com os demais agentes do setor, como empresas, associações, cooperativas, entidades de pesquisa e governo, para que possam trocar experiências e conhecimentos e desenvolver projetos em conjunto.
“Minha família tem uma piscicultura em São Bento, nós participamos do programa ALIrural, através do Sebrae. O ALIrural ajuda a gerenciar, trabalha com gerenciamento da empresa, em nosso caso da piscicultura. Nós temos o apoio do Sebrae, vai uma pessoa, uma ALI nos ajudar com todo o gerenciamento de custos, quanto nós gastamos, quanto nós recebemos e assim também para a gente verificar o que é melhor para investir, onde nós vamos investir, como investir. É de extrema importância dentro de uma propriedade rural, para a gente perceber e fazer uma avaliação de como está o nosso lucro, se realmente está sendo viável a atividade. Hoje nós estamos aqui em Pinheiro, aprendendo um pouco sobre as novas ferramentas que podemos utilizar para melhorar a nossa produtividade e um pouco sobre o CAF, ferramenta do governo”, apontou Erika dos Santos, produtora rural.
Sobre o CAF
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é um instrumento que substitui a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), na identificação e qualificação da Unidade Familiar de produção Agrária (UFPA), do Empreendimento Familiar Rural (EFR) e das formas associativas de organização da agricultura familiar, para fins de acesso à políticas públicas diferenciadas.
O CAF identifica a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA) e não apenas as pessoas físicas que as integram, bem como caracteriza o Empreendimento Familiar Rural (EFR) e as formas associativas da agricultura familiar (Cooperativa e Associação).
“Viemos a convite do SEBRAE, para fazer uma palestra informativa sobre o CAF, que é o Cadastro do Agricultor Familiar que estava gerando muitas dúvidas aos produtores, principalmente dificuldade para acessar. Por isso viemos levar um pouco dessas informações para diminuir essas dificuldades. O CAF auxilia em políticas públicas, inclusive crédito, e não só apenas isso, já que hoje o CAF é um documento importantíssimo. Ele não só identifica o agricultor familiar e sim a unidade familiar. Todos os membros têm que ser inclusos, interligados com todos os outros sistemas”, ressaltou José Sérgio, técnico da AGERP.