O Teatro do SESC Napoleão Ewerton, em São Luís, foi palco da terceira edição do Prêmio Cazumbá de Turismo, onde a Regional do Sebrae de Santa Inês foi agraciada com o prêmio na categoria “Turismo Pedagógico 2022”. Estiveram presentes ao evento, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho; a coordenadora estadual do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu; o gerente do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima, além de demais concorrentes ao prêmio.
A premiação está em sua terceira edição e é promovida pelo jornalista Reginaldo Rodrigues. O prêmio reconhece e homenageia pessoas, entidades, empresas e profissionais que, de maneira direta tem somado e contribuído com o desenvolvimento do turismo maranhense e o apoio ao Jornal e Blog Cazumbá, veículo especializado no segmento.
O Sebrae é apoiador da iniciativa e concorreu em seis categorias da premiação por sua atuação com o Mobiliza SLZ 2022, o 5° Salão de Turismo da Rota das Emoções, o projeto Revivendo histórias, culturas e paisagens – desenvolvido em Matinha (MA) – e pelos destaques do diretor Mauro Borralho e da gestora de turismo na região metropolitana de São Luís.
Alunos e coordenadora do projeto em Matinha
-
O projeto “Revivendo histórias, culturas e paisagens” empatou com a empresa Via Mundo Intercâmbio na preferência do público, na categoria “Turismo Pedagógico 2022”. O projeto tem como proposta organizar e executar atividades e visitações in loco nos atrativos turísticos e de importância para a comunidade. O foco das ações foram direcionados para professores e estudantes do município de Matinha, com objetivo de oportunizar a obtenção de conhecimento sobre cultura, história e geografia maranhense.
“Desenvolvemos o projeto na cidade de Matinha, que atendemos por meio da regional em Santa Inês, e estamos muito felizes com essa oportunidade de dar visibilidade a esse território tão lindo que é o polo turístico Campos e Lagos Floridos”, celebrou o gerente do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima.
O projeto foi executado na Escola Municipal Dr. José Conceição de Amaral, uma oportunidade para estudantes e professores interagirem com a diversidade dos costumes e crenças culturais. As atividades in loco foram fundamentais para o reconhecimento e valorização do patrimônio, além de despertar nos estudantes as possibilidades de empreender na cadeia produtiva do turismo.
Mais premiações
O diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís, recebeu a premiação da instituição pela categoria “Instância de Governança e/ou Conselho de Turismo”. “É um orgulho muito grande receber esse prêmio que revela que estamos no caminho certo, em uma jornada que temos percorrido há alguns anos por sabermos a importância dessa cadeia produtiva do turismo, principalmente aqui, em São Luís “, pontuou o diretor.
O movimento Mobiliza SLZ do Sebrae também foi agraciado pela segunda vez no Prêmio Cazumbá, na categoria “Turismo, Inovação e Economia Criativa”. “Essa é uma conquista de todos os empreendedores criativos da nossa capital e o reconhecimento só nos dá ainda mais motivação para fazer o movimento crescer e dar mais visibilidade à nossa cultura, turismo e economia criativa”, afirmou a coordenadora estadual do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu.
O diretor Mauro Borralho promete novidades para o Mobiliza SLZ. “Aguardem que o Mobiliza SLZ vai vir com muitas novidades em 2023 e vai levar criatividade, cultura e turismo para outros territórios maranhenses”, garantiu Borralho.