“A lida do dia a dia na roça não é fácil”, conta Ana Paula da Silva Andrade, 43 anos, agricultora de Barra do Corda. Para apresentar soluções e proporcionar melhoria na vida de produtores como Ana Paula foi elaborado o Plano da Agricultura Familiar de Barra do Corda, um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento dos empreendimentos do campo com validade até 2025 e que integram as ações do programa Agronordeste dentro do Programa Cidade Empreendedora – este último executado no município pelo Sebrae na ´parceria com o Governo do Estado.

O evento de apresentação do PAF aconteceu na última quinta-feira, 26, na presença de autoridades municipais, entidades representativas do setor e os produtores de várias localidades do município. O prefeito Rigo Teles destacou a importância da parceria com Sebrae para o desenvolvimento do município. “Aderimos ao programa Cidade Empreendedora desde o nosso primeiro ano de governo, em 2021, e hoje estamos entregando esse importante documento para a agricultura familiar que é de suma importância para nossos produtores”, ressalta.
Na oportunidade, foram detalhadas as etapas do PAF aos presentes. Estão previstas ações nos âmbitos social, de organização dos produtores e melhorias na atividade do setor que contará com acompanhamento permanente em cada etapa. As ações visam a capacitação para o manejo, comercialização, boas práticas de armazenagem e manipulação de alimentos, fortalecimento do associativismo e iniciativas de gestão e conservação ambiental.
O secretário de Agricultura e Pesca de Barra do Corda, João Pedro Filho, conta que o PAF é resultado do trabalho da prefeitura com o Sebrae. “Nós levamos essa demanda para o Sebrae, foi disponibilizado um consultor e, a partir disso, iniciamos o trabalho. O plano contemplou o que queríamos, algumas ações já estavam em andamento e outras serão viabilizadas a partir do planejamento. Isso foi muito positivo e vamos atender às necessidades dos nossos produtores”, ressalto.

-
Por sua vez, o gerente regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, destacou que o PAF é apenas uma das entregas da parceria com a prefeitura. “Essa ação é resultado de um acompanhamento sistematizado que visa fortalecer as ações voltadas à agricultura familiar para melhorar o trabalho dos produtores e, assim, criar mais emprego e renda aos munícipes”, declarou.
-
Cidade Empreendedora
O Maranhão conta com 70 municípios beneficiados pelo Cidade Empreendedora. Desses, 53 estão inseridos no programa em função de parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado e os demais em contrato diretamente com a instituição.
Quando adere ao Cidade Empreendedora, o município passa a contar com um conjunto de soluções que visam fomentar o desenvolvimento local, aprimorar várias linhas de atuação da gestão pública, fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio de estratégias produtivas.