ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae lança Aventura Natural na Chapada das Mesas

Reunião de Negócios
Por Ângela Barros (URs Balsas e Grajaú)
ASN MA Atualização
Compartilhe

O destino Chapada das Mesas foi escolhido pelo Sebrae Nacional para o lançamento do Programa Aventura Natural – com foco na Gestão de Segurança no Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O evento aconteceu, recentemente, no auditório da Prefeitura Municipal de Riachão com a presença de donos de atrativos e agentes de viagem e de receptivo, além de autoridades de diversas cidades da Chapada das Mesas.

-

Na oportunidade, o Sebrae apresentou o objetivo do programa, favorecendo network entre as empresas presentes. A ação contou com a participação de vários empreendimentos do trade de São Luís, que estiveram em missão técnica na Chapada das Mesas, especialmente para conhecer as belezas e oportunidades do destino.

”O Programa Aventura Natural vem para estimular os pequenos negócios do turismo a implementarem critérios de qualidade na prestação de seus serviços, principalmente a obterem a certificação internacional em segurança de turismo de aventura”, explicou a coordenadora nacional de turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.

No Maranhão, em especial na Chapada das Mesas, somente três empreendimentos estão finalizando o processo para o Selo de Certificação Internacional em Gestão em segurança – Poço Azul (em Riachão) e Torre da Lua Ecoturismo e Rancho Aventuras (ambas em Carolina), ficando aberto o programa para novas empresas participarem.

“Um destino como a Chapada das Mesas, onde o ecoturismo e turismo aventura são fortes, é imprescindível que todas as atividades turísticas sejam pautadas em requisitos de qualidade e segurança. Por isso, agradecemos ao Sebrae por essa parceria e apoio imprescindíveis”, afirmou o vice-prefeito de Riachão, Lenício Figueiredo.

Subsídio e suporte técnico

O Sebrae estará em caráter permanente no Aventura Natural e, na atual fase do programa, vai dar suporte técnico e custear até 70% dos investimentos necessários para que a empresa adote a norma brasileira e internacional, estipulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, assim, possa pleitear a Certificação Internacional de Gestão da Segurança em Ecoturismo e Turismo de Aventura. No Brasil somente 19 empresas têm esse selo de segurança.

“Essa certificação é um diferencial competitivo no mercado do turismo de aventura e o destino Chapada das Mesas passa a ter uma chance maior de atrair ainda mais turistas para usufruir os seus atrativos e movimentar a economia no polo”, reforçou Diógenes Sousa, gerente regional do Sebrae em Balsas.

Reunião de Negócios

Como parte do lançamento do Aventura Natural, o Sebrae organizou uma reunião de negócios, no Auditório da Prefeitura Municipal de Riachão, que contou com a participação de agentes de viagem de São Luís e agências de viagem da cidade recém formalizadas.

O evento teve como principal objetivo fazer um alinhamento com as agências de viagens para o início da operação efetiva do voucher em Riachão, fomentando essa cadeia de agenciamento.

‘’Hoje é um dia muito importante para o nosso município, pois há pouco tempo, tínhamos apenas uma agência de viagens e, hoje, estamos com dez. Por isso, acreditamos que a reunião tenha sido muito produtiva, dando os primeiros passos para organização do turismo em nosso município”, explicou Jomar Filho, secretário de Turismo e Cultura de Riachão.

As próximas reuniões com as agências de viagens serão realizadas neste mês de outubro, nas cidades de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Riachão.