ASN MA
Compartilhe

Carnaval: oportunidade para empreender e gerar renda extra atrai empreendedores da economia criativa em São Luís

Sebrae recomenda planejamento e atenção ao mercado para quem quer empreender no Carnaval, uma aposta que rende bons lucros e ajuda o caixa da empresa no começo do ano.
Por Assessoria de Comunicação
ASN MA
Compartilhe

O carnaval movimenta uma imensa engrenagem de negócios que começa a girar mesmo antes da folia tomar as ruas de todo o país. No Maranhão, essa movimentação abre alas para que pequenos empreendedores formais e informais possam fazer uma renda extra, apostando no poder da festa, na criatividade e em eventos de grande público ou apoiados na valorização da cultura e tradições estaduais.

Oficina de Miçangaria, oferecida pelo Espaço Nafonte, estimula participantes a produzir seus próprios looks e indumentárias, valorizando técnicas artesanais (Carol Calado/Espaço na Fonte)

Com projeção de superar recordes anteriores, em 2026 o Maranhão espera se consolidar como um dos destinos mais procurados para quem aprecia a festa. A expectativa é de forte movimentação econômica, girando em torno de R$ 800 milhões, conforme estimativas do Governo do Estado, contribuindo para aquecer o turismo, o comércio e o setor de serviços e impulsionar a geração de emprego e renda na capital, São Luís, e em municípios do interior.

É assim que o Carnaval de 2026 promete ser uma janela ímpar de oportunidades para quem empreende. Para a gestora de projetos de economia criativa do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu, a festa traz impactos positivos para o empreendedor.

“O Carnaval é um motor econômico temporário, mas com impacto concreto na vida de muitos empreendedores. Além de ser um espetáculo popular, é um espaço fértil para inovação, negócios e conexões. O empreendedor que se prepara com criatividade e planejamento consegue aproveitar o fluxo de pessoas, a visibilidade e o clima festivo, colorido, diverso e alegre para gerar impacto cultural e valor econômico dentro do segmento da economia criativa”, explica ela.

Boas ideias, para fazer bons negócios!

Em São Luís, empreendedores enxergam a festa para além do ambiente de folia. É o caso de Géssica Tavares, do Ateliê Pinta e Borda, que trabalha com camisetas exclusivas pintadas à mão. Ela, que empreende há 18 anos na economia criativa, espera um movimento maior do que o do São João, auge das vendas de seu negócio.

O Ateliê Pinta e Borda, de Géssica Tavares, trabalha com camisetas exclusivas pintadas à mão, que fazem a festa no Carnaval e conquistam clientes (Divulgação)

“Trabalho com camisetas de algodão pintadas à mão, criando artes exclusivas baseadas nas preferências dos clientes. Este ano, o elemento principal da coleção é o ‘Fofão’, retratado em cores vivas e chamativas. As camisetas trazem elementos da iconografia local como o Centro Histórico, a Fonte do Ribeirão, a Praça dos Pescadores e o casario colonial. Com esse trabalho, além de oferecer um produto criativo e diferenciado, busco um resgate da cultura maranhense e das tradições do nosso carnaval”, disse Géssica.

Já Liliane Diniz, do Ateliê Costuras Criativas da Lica, aposta em uma novidade: a Pochete Folia. O acessório, além de colorido, leve e funcional, ajuda a compor looks descolados e se converte em um item de segurança, perfeito para acomodar documentos, o celular, dinheiro e apetrechos de maquiagem. “Em cada festividade, focamos em itens diferenciados. A pochete, por exemplo, complementa o look ou a fantasia, com graça e beleza”, explicou a empreendedora.

Inovações como a Pochete Criativa Folia, do Ateliê de Costuras Criativas da Lica, prometem conquista foliões durante o Carnaval (Divulgação)

Faça seu próprio look – Antecipando a festa, o Espaço Nafonte trouxe uma ação inédita.O local contempla a oferta de cursos mensais, oficinas criativas privativas e funciona como espaço de arte e experiências compartilhadas, com ambientes para locação e estúdio fotográfico. Com o Carnaval, inovou com uma oficina de Miçangaria Criativa, ministrada pela influencer Luanne Holanda.

“A ideia surgiu com o pré Carnaval para incentivar o público a produzir seu próprio look. No Carnaval, as pessoas gostam de mostrar as produções elaboradas, às vezes desenvolvidas pelos próprios foliões ou adquiridas junto a empreendedores locais. As miçangas já são um produto consumido pelo público maranhense nos bordados dos bois, adereços infantis e também como elementos de moda. A união desses fatores com as infinitas possibilidades que o Carnaval permite nos motivou a oferecer o curso, conta Carol Calado, produtora e proprietária do Espaço Nafonte (Rua do Alecrim, Centro de São Luís).

Para além da customização – De olho na tendência de customização de roupas e indumentárias como abadás, Berê Oliveira, curadora do CPDMODA e do Ateliê Berê Oliveira Moda, aposta no Carnaval um momento único de celebração das raízes locais com muita criatividade, arte e estilo.

Para 2026, além dos serviços de customização, ela trouxe novidades. “O Studio de moda Berê Oliveira trabalha com a customização de abadás, inovando com a personalização de acordo com a temática da festa. A festa é uma excelente oportunidade de negócios no segmento moda. Além da customização, confeccionamos fantasias que são puro encanto. O Carnaval é, sim, uma grande oportunidade no calendário do empreendedor da economia criativa e da moda em si. Eu confecciono algumas peças e incentivo meus alunos a também criarem e comercializar”, pontuou Berê Oliveira.

Peças agênero, criadas por Berê Oliveira, exibidas pelo modelo João Luís, destaque no Carnaval com brilho, bordados e beleza (Divulgação)

Entre os destaques deste ano, estão peças agênero, com estampas coloridas, bordados, transparências, brilho e beleza; peças leves, sintonizadas com as tendências da moda (como as calças aladim e blusas cropped). “É um trabalho que busca fugir do óbvio, do lugar comum. Para projetar o efeito final das peças, usamos inteligência artificial, o que ajuda muito”, completou Berê.

Planejamento e criatividade para ter sucesso 

Criatividade impulsiona negócios no Carnaval (Divulgação)

Você, que quer empreender no carnaval, já pensou nos passos que devem seguir para se sair bem?O Sebrae recomenda planejamento antecipado, agilidade e foco em produtos de alta demanda, que são muito procurados pelo consumidor, como bebidas, lanches rápidos, customização de roupas e acessórios, por exemplo, são muito importantes.Mas é preciso também pensar em como você vai se estruturar para esse desafio. Você precisa definir o público a atingir e os nichos mais lucrativos de produtos ou serviços que você pode oferecer. Precisa dar atenção para o seu estoque e pensar em fazer parcerias com fornecedores, além de planejar como você vai fazer a divulgação e que medidas você vai tomar para garantir segurança para seus consumidores na hora do pagamento. “Tudo isso, somado à criatividade do empreendedor, pode ajudá-lo a dar um baile na festa, garantindo renda extra no Carnaval”, completa Danielle Abreu.

Contatos

Ateliê Pinta e Borda 

Instagram: @ditodacor

WhatsApp: (98) 98828-9123

Espaço na Fonte

Carol Calado

Instagram: @espaconafonte 

WhatsApp: 98 98100-0462

Berê Modas

Berê Oliveira CPDMODA

WhatsApp: 98 98862-4115

Instagram: @cpdmoda @bereoliveiramoda

Ateliê de Costuras Criativas da Lica

Liliane Diniz 98 99961-1323

Instagram: @lica.ateliecosturascriativas

  • Carnaval
  • Economia Criativa
  • Empreendedorismo
  • Festas Populares
  • Mercado Criativo
  • Negócios no Carnaval
  • Pequenos Negócios
  • Sazonalidade