ASN MA
Compartilhe

Circuito Empresarial da Folia capacita empreendedores da Baixada e Litoral para o Carnaval 2026

Iniciativa do Sebrae capacitou 89 empresários em quatro municípios para transformar o Carnaval em oportunidade de crescimento e lucro.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Com foco em transformar o período carnavalesco em um momento de lucratividade e crescimento dos negócios da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, a Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro realizou, de 02 a 05 de fevereiro, o Circuito Empresarial da Folia. A ação contemplou os municípios de Pinheiro, Cururupu, Santa Helena e Bequimão, tendo como objetivo a preparação dos empreendedores e empresários locais para o Carnaval 2026, fortalecendo a gestão, as vendas e a competitividade dos negócios durante uma das épocas mais movimentadas do ano.

Ao longo de quatro noites de oficinas, 89 empresários de diversos segmentos participaram das capacitações, que abordaram temas estratégicos e diretamente ligados à realidade da folia. A programação incluiu as oficinas: Preço inteligente, lucro garantido; Marketing que chama, vendas acontecem; Vender mais e melhor: técnicas que funcionam na folia; e Estoque no ritmo certo: sem falta, sem prejuízo.

Mulheres foram maioria nas oficinas do Circuito Empresarial da Folia, evidenciando o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região. (Sebrae/Divulgação)

Participação Feminina – Um dos grandes destaques do circuito foi a expressiva participação feminina. As mulheres foram maioria entre os participantes, evidenciando o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região e o protagonismo delas na economia local.

Para a empreendedora Karine Fonseca, que atua no ramo da confeitaria, a experiência foi decisiva para ampliar a visão sobre o próprio negócio. “Eu vim em busca de mais conhecimento, aprender sobre vendas, marketing e bom atendimento para conseguir neste período de carnaval um destaque no meu negócio. Gostei bastante, os professores foram muito bons em nos mostrar o que é o negócio e o que é a venda. O maior aprendizado foi entender que o atendimento não está apenas relacionado à venda em si, mas a toda a experiência do cliente no estabelecimento”, destacou ela.

A importância da atualização constante também foi ressaltada por Keity Lúcia de Souza. “Foi muito satisfatório. Precisamos reciclar com frequência nossos conhecimentos para poder dar o melhor para os nossos clientes”, afirmou.

Oficinas abordaram temas estratégicos como marketing, vendas, preços e gestão de estoque, fundamentais para aproveitar as oportunidades do período carnavalesco. (Sebrae/Divulgação)

Caráter prático – Responsável por ministrar a oficina Marketing que chama, vendas acontecem, o consultor credenciado do Sebrae Cristovam Tiago Santana Neto destacou o caráter prático e participativo das atividades. “Foi um momento de muita troca e escuta prática, em que cada empreendedor conseguiu olhar para o seu negócio com mais clareza e aprendeu que, quando o marketing é assertivo, as vendas acontecem”, explicou o consultor.

O circuito também atraiu empreendedores de municípios vizinhos, como a caravana de São Bento. Para Célia Rodrigues, integrante do grupo, o saldo foi extremamente positivo. “Todo o grupo está levando uma mala, um caminhão de conhecimento, de muito aprendizado. Nos tempos que vivemos hoje, aprender sobre temas como marketing é muito importante para quem tem um negócio”, ressaltou.

Empreendedores de municípios vizinhos também participaram do circuito, reforçando o alcance regional da ação do Sebrae – Caravana de São Bento (MA). (Sebrae/Divulgação)

Temas estratégicos – De acordo com a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, a ação foi pensada estrategicamente para evitar que os empreendedores percam oportunidades durante o Carnaval. “As oficinas foram planejadas com temas estratégicos como marketing, gestão de estoque, preços e atendimento, pontos importantes para o sucesso de qualquer negócio. Enquanto uns festejam, outros faturam, essa frase é muito impactante e define a proposta do circuito. As oficinas estiveram disponíveis em quatro municípios, com uma adesão excelente e um destaque especial para as mulheres, que foram a grande maioria, uma evidência forte do fortalecimento do empreendedorismo feminino na região”, enfatizou.

Ao final do circuito, o sentimento entre os participantes foi de confiança e preparo. Com mais conhecimento em gestão, marketing, vendas e estoque, os empreendedores agora estão prontos para aproveitar o Carnaval 2026 não apenas como festa, mas como uma grande vitrine de oportunidades para desenvolver seus negócios e aumentar a lucratividade.

Em Santa Helena (MA) as oficinas foram realizadas na Sala do Empreendedor. (Sebrae/Divulgação)
  • Carnaval
  • Circuito Empreendedor
  • Empreendedorismo
  • Folia
  • Sebrae no Maranhão