ASN MA
Compartilhe

Histórias de pais e filhos que encaram juntos o desafio de empreender

Lições de quem tem o empreendedorismo no DNA
Por Redação
ASN MA
Compartilhe

Na década de 1970, com 13 anos, o garoto Antônio Albuquerque, filho de família humilde na cidade de Bacabal (252 km de São Luís), sonhava trabalhar em uma das maiores lojas então existentes na cidade.

Munido de coragem, teve a ideia de pedir ao dono uma vaga de emprego. A resposta negativa, em vez de desestímulo, deu mais coragem ainda e ele passou a ir à loja ajudar no que podia, mesmo sem ganhar nada.

O comportamento chamou a atenção do dono, que viu ali vontade e dedicação e decidiu dar a Antônio a chance merecida. Cuidadoso com as obrigações, o menino iniciou uma trajetória de conquistas, recebendo por diversas vezes o mérito de melhor vendedor, dentre os 42 da loja.

Aos 17 anos, Antônio assumia a gerência do estabelecimento e daí surgiriam novos voos para o jovem, que se mudou para São Paulo, onde atuaria no setor de franquias, com êxito.

Dois anos depois, Antônio retorna ao Maranhão. Experiente e incentivado por um empresário amigo, decide-se pela abertura de uma loja na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Nascia ali, em 1978, a primeira unidade do Grupo Brasillojas, uma referência na cidade. O empreendimento já tem 43 anos com expansão crescente no mercado regional, estando presente em 15 cidades, atuando nos segmentos de calçados, roupas, eletrodomésticos, perfumes e acessórios, tecidos, móveis e decorações. 

 

A trajetória da empresa coincide com a formação da família, ao lado da esposa Laura, o nascimento e crescimento dos filhos Lilian (38 anos) e Leandro Albuquerque (37 anos), que, desde pequenos acompanham o pai, aprendendo tudo o que podem para ajudar a consolidar a empresa,

Buscando preparação para empreender nos tempos atuais, os irmãos e o pai apostaram em capacitação, participando do Empretec e de outras soluções do Sebrae para formação e aprimoramento de empreendedores. Bem cedo, foram incorporados à empresa e hoje ajudam no processo de modernização do negócio, que não perde a essência familiar, sempre sob as orientações do pai.

Aos 64 anos, Antônio Albuquerque conta que tem ainda grandes pretensões e projetos a realizar em sua rede de negócios, agora fortalecida pela atuação dos filhos.

O aprendizado da vida, somado ao crescimento vindo com as capacitações do Sebrae, aprimoraram o talento e fizeram dele um empreendedor mais preparado ainda. Mas nada se compara à experiência de ver o Grupo Brasillojas crescer ao lado dos filhos.

“Não há barreiras para quem quer empreender, para quem tem um sonho. Mas precisarmos estar preparados”, reflete Albuquerque, ressaltando a importância da capacitação, para manter o negócio em alta, especialmente nas empresas familiares.

“Atuar junto com meus filhos me traz uma perspectiva mais ampla dos negócios e me motiva a querer aprender sempre mais. Eles, com a juventude e entendimento dos desafios deste novo mercado, têm contribuído muito para que nossa empresa cresça e enxergue oportunidades de expansão, que temos buscado aproveitar. Tudo isso nos faz crescer juntos, como pessoas, como família e como empresa”, analisa Albuquerque.

Já os filhos, atribuem a essa referência boa parte do sucesso. E reconhecem que trabalhar com quem se ama, construindo um sonho comum, facilita tudo.

“Participar do Empretec e de cursos do Sebrae foi primordial para me enriquecer de conhecimentos que trago comigo. Com a ajuda do Sebrae e apoiado pelo meu pai, fui preparado para administrar uma empresa”, frisa Leandro Albuquerque, no que tem a concordância da irmã Lilian.

 

“Todo o suporte que o Sebrae tem nos dado, vem somando e contribuindo para eu poder diariamente ajudar a alavancar o crescimento dos nossos negócios, ampliando o leque de conhecimentos, aprendendo a trabalhar em equipe,  ao lado da minha família é, sem dúvida, muito enriquecedor”, explica Lilian Albuquerque.

Antônio Albuquerque, vê nos dois o sabor de missão cumprida com êxito. De um lado, o pai orgulhoso das conquistas dos herdeiros, que ainda guarda em si a motivação daquele garotinho de 13 anos. E de outro, Lilian e Leandro, que dele ganharam ensinamentos que “nenhuma escola poderia ter dado”.

“Toda experiência e força de vontade que vejo no meu pai me transmitem inspiração e segurança para no dia a dia lutar para fazer realidade  qualquer empreendimento com que sonho, seja pessoal ou profissional. O meu pai me dá força, me faz sentir seguro e pronto para todos os desafios. E nele, eu confio plenamente. É meu maior orgulho e motivo de gratidão poder trilhar na vida ao lado dele”, enfatiza Leandro.

-

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

Contato:

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao

-