ASN MA
Compartilhe

Municípios do Médio Mearim aderem à educação empreendedora

Pedreiras, Peritoró e Lima Campos, com intermédio das Salas do Empreendedor, fecharam parceria com o Sebrae para execução do programa nas escolas públicas municipais.
Por Redação
ASN MA
Compartilhe

Os municípios de Pedreiras, Peritoró e Lima Campos, por intermédio das Salas do Empreendedor, fecharam parceria com o Sebrae e aderiram ao Programa de Educação Empreendedora, “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, que irá beneficiar três mil alunos das escolas públicas municipais.

Na cidade de Pedreiras, o termo de adesão foi assinado esta semana  pela secretária municipal de educação, Maria do Amparo Albuquerque que estava acompanhada de coordenadores e gestores do Ensino Fundamental.

“Será um grande avanço para a educação de Pedreiras a implantação da educação empreendedora. Essa parceria do Sebrae com o município vai despertar nos nossos alunos o comportamento empreendedor que será de grande contribuição para sua vida escolar e profissional”, frisou a secretária Maria do Amparo.

A pretensão do município neste primeiro ano é que o JEPP seja desenvolvido em 4 escolas, atendendo mil alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que receberão a metodologia do curso por intermédio de 35 professores da rede municipal de ensino, capacitados pelo Sebrae. 

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura, na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. 

“O empreendedorismo na escola é um convite para a mudança cultural. Mesmo com a pandemia, o atendimento a estudantes cresceu exponencialmente ao longo dos anos. Em 2019, o Sebrae Maranhão atendeu 6% de todos os alunos de Ensino Fundamental matriculados nas redes municipais de ensino do estado. Em 2020 e 2021, o Sebrae permaneceu com um expressivo atendimento a estudantes (83 mil), apesar das escolas públicas terem sido fortemente impactadas. Com isso,  intensificaremos ainda mais em 2022 os atendimentos às crianças e adolescentes do estado. As perspectivas para 2022 é a capacitação de 5 mil professores e atendimento a 45 mil estudantes”, destacou a coordenadora de cultura empreendedora do Sebrae, Rosana Muniz.

Em Peritoró também serão contemplados mil alunos em 2022 com a disciplina de empreendedorismo em 02 escolas e, posteriormente, o programa pode ser executado para outras unidades de ensino do município. 

Na assinatura do termo de adesão, o Prefeito Josué Júnior, que estava com o secretário de educação, Jhonadison Fernando, frisou a importância de investir em iniciativas como o JEPP que vão preparar os jovens para o mercado empreendedor.

“É mais um momento fundamental para a educação de Peritoró. Parceria forte entre o município e o Sebrae. Com essa adesão ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, nosso objetivo é tornar as discussões em torno do empreendedorismo mais acessível nas escolas e instituições de ensino, promovendo a consciência e o comportamento voltados para projetos de vida e não apenas como ferramenta para criação de negócios. Obrigado ao Sebrae por esta importante parceria, que muito irá contribuir para transformação da realidade dos nossos jovens e das suas comunidades”, declarou o prefeito Júnior.

Já em Lima Campos, o programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos será uma disciplina obrigatória para mil alunos da rede pública de ensino. A prefeita, Dirce Prazeres, assinou o termo de adesão com o Sebrae numa solenidade, também essa semana, na Câmara de Vereadores, com a presença de diretores de escolas, professores e pais de alunos que presenciaram o ato considerado pela administradora como um novo tempo para educação do município.

“Quero parabenizar todos envolvidos nessa iniciativa. Ressalto a importância dessa parceria relevante com o Sebrae, que só tem trazido coisas positivas para o nosso município e celebrar esse convênio que vai trazer grandes avanços para o desenvolvimento dos nossos jovens por meio do JEPP, alavancando a educação e o progresso de Lima Campos,” concluiu a prefeita Dirce. 

Na ocasião, o Sebrae foi representando pelo analista técnico,  Carlos Augusto Marques.

-

-

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

Contato:

(98) 3216-6133

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao

-

  • Territórios Criativos;