Com o objetivo de promover conhecimento, networking e novas oportunidades de negócios, o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, levou uma caravana com 18 empreendedores, representantes municipais e investidores para a 21ª edição da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), na capital potiguar.
Entre os dias 11 e 14 de novembro, o maior evento brasileiro dos segmentos de carcinicultura e piscicultura recebe caravaneiros das cidades maranhenses de Santa Helena, Presidente Sarney, Turiaçu, Turilândia, Olinda Nova, Central, Carutapera e Bacurituba. Durante esses dias, o Centro de Convenções se transforma em palco para a exposição de produtos e serviços, com a disseminação de iniciativas sustentáveis, introdução de tecnologias avançadas e promoção de padrões elevados de qualidade na produção de camarões, peixes e aquicultura em geral.
“Levar uma caravana maranhense para a FENACAM é proporcionar acesso ao que há de mais moderno em tecnologias, equipamentos e boas práticas de cultivo para quem já trabalha na piscicultura, adquirindo conhecimentos para melhorias no segmento. Além disso, é uma oportunidade de oferecer troca de experiências e inovações para quem quer ampliar e diversificar a produção de camarão na região”, destacou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia.

Yuri Andrade, professor no Curso de Engenharia de Pesca, na Universidade Federal do Maranhão, e produtor de camarão em Pinheiro, já participa da feira há 14 anos, sendo 4 desses por meio da caravana do Sebrae. Ele ressalta a importância da FENACAM para agregar valor aos negócios e no aprendizado em sala de aula.
“Este evento aproxima empresas e produtores, proporcionando que a gente conheça tecnologias e leve inovações e equipamentos para o nosso estado, fortalecendo o desenvolvimento social e aumento de renda para muitas famílias”, enfatizou.
A FENACAM é reconhecida por reunir especialistas e palestrantes de diferentes continentes, transformando-se em um ponto de encontro global para o intercâmbio de ideias e fortalecimento da cadeia produtiva do setor.
Pela primeira vez na feira, Jessielle Mora, empreendedora da apicultura e coordenadora da Secretaria de Agricultura de Presidente Sarney, afirma que “o evento é uma excelente oportunidade de levar ao município contribuições técnicas por meio de palestras e práticas, a partir de diversos exemplos que podem ajudar a estruturar e guiar as ações na região”.

Programação
Durante quatro dias, a FENACAM contará com o XXI Simpósio Internacional de carcinicultura; o XVIII Simpósio Internacional de aquicultura; a XXI Sessões técnicas e científicas – carcinicultura e aquicultura e a XXI Feira Internacional de equipamentos, produtos e serviços para a aquicultura. As abordagens destacam os mais diversos e atuais temas que englobam a carcinicultura marinha, piscicultura e aquicultura brasileira e mundial, além de apresentação de centenas de trabalhos técnicos científicos, tanto na forma de apresentação oral, como de posteres.
Exposições
Na FENACAM, um dos espaços mais visitados, é o pavilhão que abriga as empresas nacionais e internacionais, com a exposição de serviços e produtos para a aquicultura, em estandes voltados para a geração de tecnologias, inovações, insumos e apoio a exploração comercial de cultivo de camarões, peixes, moluscos e demais organismos aquáticos.

