Na manhã da última segunda-feira (10), foi realizado no prédio do Sebrae de Pinheiro o encontro que marcou o início da Consultoria Técnica de Orientação para Implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A ação integra o Projeto Pró-Catador/Sebrae e o Programa Cidade Empreendedora, com o qual o município foi contemplado pelo Governo do Estado.
O evento reuniu secretários municipais de diversas áreas, como Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação e Assistência Social, além de técnicos e representantes do Sebrae, para dar o pontapé inicial no trabalho de consultoria que vai orientar a Prefeitura na na atualização do plano de gestão de resíduos. O município tem um plano de gestão de resíduos, que foi elaborado em 2013, mas não foi executado. Agora a proposta é atualizar e pôr em prática as ações de uma proposta de Gestão Integrada de Resíduos capitaneada Sebrae.

Durante o encontro foi criado o Comitê Gestor de Resíduos de Pinheiro, instância de governança responsável por promover a integração de diversas forças que trabalharão em conjunto para discussão e execução do plano integrado das ações voltadas à gestão ambiental, articulando o poder público, a sociedade civil e o setor produtivo.
O consultor credenciado pelo Sebrae, Adriano Magra, explicou que o objetivo principal da consultoria é adequar o município às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A consultoria tem como objetivo orientar, subsidiar e apoiar metodologicamente o município de Pinheiro na adequação do seu PMGIRS, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010)”, destacou Adriano.
De acordo com o coordenador de resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinheiro, William Roger, o momento representa um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade.
“A grande missão é organizar o destino dos resíduos para trazer melhorias para que as gerações futuras tenham um lugar melhor para viver. Esse é um grande desafio porque precisa da participação de todos, e estamos aqui comprometidos em fazer isso acontecer”, afirmou William.
A secretária-adjunta de Assistência Social, Rosane Silva, também ressaltou o impacto social positivo que o plano trará, especialmente para os catadores e catadoras do município.
“O povo já está acostumado a uma coleta sem organização. Quando esse trabalho começar, será uma mudança muito boa, para melhorar a vida de todos. Esse trabalho impacta diretamente os catadores da nossa cidade, e nós vamos fazer tudo o que for necessário para dar melhores condições e mais dignidade a eles”, enfatizou.
Para Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, a iniciativa marca o início de uma parceria sólida em prol de um futuro mais sustentável.
“Essa ação é primordial para termos uma cidade comprometida com as gerações futuras em termos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Este encontro serviu para iniciar a consultoria do plano e discutir a importância desse trabalho. É uma parceria feliz entre a Prefeitura de Pinheiro e o Sebrae, que juntos irão desenvolver esse plano em etapas para garantir um futuro mais limpo e sustentável”, disse.

Programa Cidade Empreendedora – O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para a gestão pública que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município. Numa Cidade Empreendedora todos têm oportunidades equivalentes, e ainda fazem parte das soluções.
Em Pinheiro, o programa é executado pelo Sebrae através da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, que adquiriu pacotes robustos que foram direcionados aos municípios para estimular o desenvolvimento socioeconômico em uma atmosfera empreendedora.
Projeto Pró-catadores – O Pró-catadores é uma iniciativa do Sebrae, que tem a parceria das Prefeituras locais. A intenção é realizar a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis nessas localidades, fortalecendo cooperativas e associações de catadores e auxiliando na gestão dos seus processos, com consequentes impactos na geração de renda para esse público.
O Sebrae iniciou os trabalhos neste ano de 2025, com os municípios de Pinheiro, Guimarães e Cururupu, que receberam a primeira etapa do projeto. Um importante passo para promover a sustentabilidade e fortalecer a coleta seletiva de resíduos na Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão, estimulando a geração de emprego e renda a partir do aproveitamento econômico dos resíduos sólidos.
A atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como meta fortalecer a gestão ambiental local, promover a inclusão socioprodutiva dos catadores e estruturar políticas públicas baseadas em diagnósticos técnicos, dados confiáveis e ações sustentáveis. Com o início da consultoria, Pinheiro dá um passo decisivo rumo a uma cidade mais limpa, organizada e comprometida com o meio ambiente e a qualidade de vida de sua população.
-

