Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes na nova edição da Caravana Federativa realizada em São Luís (MA), durante os dias 11 e 12 de setembro, no Multicenter Negócios e Eventos. Apoiado pelo Sebrae, o projeto itinerante do Governo Federal reuniu representantes de mais de 30 ministérios, 21 agências públicas e bancos federais, além de deputados, secretários, prefeitos, vereadores e integrantes de movimentos sociais do estado.
Promovida pela segunda vez no Maranhão, a iniciativa tem como objetivo aproximar os governos federal, estadual e municipal, incentivando o diálogo, a capacitação e a implementação de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, esporte e infraestrutura. O Sebrae Maranhão marcou presença no evento com um stand institucional que ofereceu orientações sobre a formalização de pequenos negócios e ações voltadas para os empreendedores do município.

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, também participou da cerimônia de abertura do evento, representando o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Gonçalo, e da reunião de prefeitos, vice-prefeitos e gestores federais, na qual foi apresentado o programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae voltada para o fortalecimento da gestão pública e do ambiente de negócios. Atualmente, o programa já atende todos os 217 municípios do estado.
“Foi muito gratificante para o Sebrae Maranhão participar da Caravana Federativa. Durante esses dois dias, tivemos a oportunidade de levar orientação, capacitação e informação aos municípios e gestores públicos, reforçando o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento local. Eventos como este fortalecem a integração entre os diferentes níveis de governo e aproximam a sociedade das oportunidades que o Sebrae oferece”, ressaltou Albertino.

O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, ressaltou a importância dos serviços oferecidos pelo programa para o desenvolvimento do município. “O Sebrae Maranhão tem sido um grande parceiro do nosso município por meio do programa Cidade Empreendedora. Graças a essa parceria, conseguimos enfrentar diversos desafios e atender demandas importantes, contribuindo para melhorar a vida da nossa população”, destacou Clemilton durante uma visita ao stand do Sebrae Maranhão.
Cerimônia de abertura
A solenidade de abertura da Caravana Federativa contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale; o secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro; e de quatro ministros do Governo Federal: Márcia Lopes (Ministério das Mulheres), André Fufuca (Ministério dos Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social).
O secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, representou no evento a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que comanda a pasta responsável pela coordenação geral da Caravana Federativa. Júlio destacou que mais de 80% municípios maranhenses compareceram ao projeto itinerante, representados por prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas.

“A Caravana Federativa demonstrou a credibilidade do Governo Federal, do governo do Maranhão e de parceiros institucionais, que colaboraram para a realização do evento. A iniciativa se mostrou grandiosa não apenas pelos números, mas também pela energia e pela participação de todos. Representantes dos ministérios, bancos federais e públicos estiveram presentes para apoiar, orientar e capacitar gestores estaduais e movimentos sociais, fortalecendo esse modelo de cooperação que alcança todo o território nacional”, afirmou.
Caravana Federativa
A nova rodada da Caravana Federativa teve início neste ano, no Rio Grande do Norte, e seguiu para o Maranhão, com o tema “O Brasil que estamos construindo”. Por meio de atendimentos técnicos, palestras, painéis e estandes institucionais, o projeto visa estreitar a colaboração entre os diferentes níveis de governo, facilitando a implementação de políticas públicas e a resolução de pendências burocráticas.