Nesta semana dos pais vamos ver como pais inspiram filhos a empreender. Hoje Luciano Loiola segue os passos de sucesso do pai e ensina outros lojistas a fazer o mesmo. Por trás de uma vitrine cheia de calçados, há uma história que vai muito além das vendas. A Calçadeira Loiola, em Grajaú, no centro-sul do Maranhão, é uma daquelas lojas que fazem parte da paisagem da cidade e da memória de quem já entrou ali para comprar o primeiro sapato da escola, presentes para quem ama ou um tênis novo para o fim de ano.
Com 51 anos de existência, o negócio fundado por Raimundo Nonato Bandeira Loiola atravessa gerações. “Para a nossa família, é um ponto de equilíbrio, é o sustento da nossa família. A gente tem um carinho, um amor enorme pela empresa, por ser o nosso ponto de sustentação. É nossa missão de vida, como hoje são quatro membros da família que trabalham e são sustentados através dessa empresa”, conta o empresário.
Foi entre caixas no estoque e atendimentos no balcão, que Luciano Loiola, hoje administrador e empreendedor, deu seus primeiros passos no mundo dos negócios. “Meu pai me levou, ele começou a me colocar no estoque, começou a me ensinar sobre o que era loja. Às vezes eu ia pro caixa, vendia. Então, ali foi onde eu aprendi, onde eu comecei essa vivência de ter esse contato com a loja. Depois eu fui estudar, me formar e voltei a trabalhar na loja”, relata.
Com mais de 20 anos no setor varejista, ele se tornou mentor de donos e donas de lojas, palestrante reconhecido e CEO do Evolution Summit Grajaú. Além disso, é coautor de livros na área de negócios e pessoas e está prestes a lançar sua obra autoral, voltada para lojistas, com estratégias práticas para maximizar lucros e ganhar liberdade de tempo. Casado e pai de Vinícius e Arthur, ele não esconde de onde veio sua inspiração.

“O meu pai sempre foi meu norte, sempre foi minha referência como empreendedor. E é através dessa referência dele que hoje eu ensino empresários, que hoje eu estudo para que outras pessoas possam ter o mesmo sucesso que ele teve. Então, o maior valor, para mim, que o meu pai mostra dentro da empresa é o valor família. Ele preza muito pela família, sempre prezou muito pela família. Esse é o maior valor que eu tenho dentro da nossa empresa, que é uma empresa familiar”, conta orgulhoso.
Atualmente, Luciano se dedica a outros projetos, mas continua ligado à loja. “Recentemente, eu deixei a empresa, de certa forma, a parte da frente da empresa para seguir um sonho que eu tinha, que era realizar eventos empresariais. Mas ainda nos bastidores eu ainda trabalho. Então hoje eu trabalho mais na linha de bastidores: na parte de planejamento, de estratégia, de cálculo de metas, de comissões. Eu fico mais nos bastidores hoje, praticamente eu quase não apareço na linha de frente”, revela.
Negócios familiares
Negócios como a Calçadeira Loiola mostram que empreender em família exige mais que a união familiar, precisa de estratégia e boa gestão. No Brasil, cerca de 90% das empresas têm origem familiar, segundo o IBGE, e são responsáveis por aproximadamente 75% dos empregos gerados no país. Ao mesmo tempo, dados do Banco Mundial revelam que apenas 30% desses negócios chegam à terceira geração, o que evidencia os desafios da sucessão e da gestão sustentável ao longo do tempo.
Para enfrentar esse cenário, práticas como comunicação clara, papéis bem definidos, planejamento da sucessão e profissionalização da gestão são fundamentais. E é justamente nesse ponto que o Sebrae entra como parceiro estratégico. A instituição oferece consultorias especializadas, cursos para colaboradores e ferramentas de gestão voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios. “Apoiamos empresas familiares para que ganhem estrutura, visão de futuro e longevidade. Quando o conhecimento passa de pai para filho, é o negócio, a família e a economia local que crescem juntos”, destaca André Veras, gerente da Unidade do Sebrae em Grajaú.