ASN MA
Compartilhe

Seminário impulsiona integração de ações no Cerrado Sul Maranhense

Encontro reforça compromissos e detalha próximos passos nos eixos de Negócios Rurais, Infraestrutura, Educação e Inovação; e Turismo e Cultura
Por Assessoria de Comunicação
ASN MA
Compartilhe

A cidade de Balsas sediou, na última quinta-feira (24), o Seminário Ação em Movimento do Cerrado Sul Maranhenses, reunindo lideranças públicas e privadas para uma imersão estratégica de monitoramento e planejamento das ações em curso. O encontro faz parte da metodologia do Sebrae Maranhão para promover o desenvolvimento regional de forma estruturada e colaborativa, dentro da estratégia Territórios Empreendedores.

Na ocasião, foram revisitadas as metas traçadas para os quatro eixos prioritários do território: Negócios Rurais, Educação e Inovação, Infraestrutura, e Turismo e Cultura. O objetivo foi verificar os avanços conquistados nos primeiros meses do ano e ajustar os próximos passos para garantir entregas efetivas até 2025.

Para Shamia Roberta Coimbra, coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae Maranhão, o monitoramento constante é essencial para fortalecer o compromisso dos líderes envolvidos e orientar a tomada de decisões.

“Esse encontro integra uma das estratégias do Sebrae: desenvolver os territórios empreendedores do estado, por meio da formação de lideranças e da metodologia que aplicamos. A cada bimestre monitoramos as ações definidas, verificando o status de cada uma, com o objetivo de garantir sua implementação eficaz em cada região”, afirmou.

Cada eixo apresentou suas propostas de trabalho, reforçando o compromisso com as metas elaboradas para 2025. (Sebrae/Divulgação)

Definições para cada eixo

No eixo de Negócios Rurais, o foco está na organização e fortalecimento da agricultura familiar, com o mapeamento de cooperativas, estruturação de eventos e ações de formalização e profissionalização de produtores. Em Educação e Inovação, o calendário prevê eventos como a Feira de Inovação Regional e o Balsas Summit, além de parcerias institucionais e incentivo à participação em premiações nacionais.

As ações de Infraestrutura concentram-se em levantar dados para subsidiar o plano diretor regional, expandir o Distrito Industrial e criar mecanismos de qualificação de mão de obra e integração de pequenos produtores à indústria local. Já em Turismo e Cultura, os esforços estão voltados à construção do roteiro integrado “Rota das Origens” e ao fortalecimento do turismo de base comunitária, com iniciativas que envolvem a identificação de atrativos, qualificação e comercialização.

Um dos destaques do seminário foi a articulação entre a agenda de desenvolvimento territorial construída durante o programa LIDER e o plano de ação da R5 – Agência de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Cerrado Sul. Entre os avanços está a parceria firmada entre a R5 e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), voltada à execução de projetos dentro do Pacto PCI (Produzir, Conservar e Incluir), sinalizando o amadurecimento da entidade e o fortalecimento das alianças regionais.

Wellington Silva, coordenador executivo da AMAPA e integrante da R5, destacou o impacto dessa colaboração. “Esses eventos nos permitem realinhar objetivos e práticas com nossos parceiros. A R5 é fruto do programa LIDER e temos a satisfação de anunciar nossa primeira parceria com a IDH. A partir de maio, começaremos a integrar essas ações, revisar nossos parceiros, atualizar metas e entregar os resultados previstos até o fim de 2025”, explicou.

Lideranças locais e representantes institucionais apresentam resultados e alinham metas para os próximos meses no encontro do Cerrado Sul. (Sebrae/Divulgação)

Territórios Empreendedores

A estratégia Territórios Empreendedores é uma proposta de intervenção que promove a articulação entre lideranças do setor público, iniciativa privada e sociedade civil. A ações têm com o objetivo de impulsionar a inovação territorial, fortalecer redes e construir planos de desenvolvimento que dialoguem com a realidade de cada região.

Atualmente, o Maranhão conta com seis territórios contemplados: Litoral Ocidental, Região Tocantina, Lençóis Maranhenses, Região dos Cocais, Sertão Maranhense e Cerrado Sul. Desde 2017, o Sebrae Maranhão tem atuado para fortalecer a autonomia regional e fomentar soluções locais para desafios como a fragmentação institucional, a baixa conexão entre conhecimento e mercado e a ausência de lideranças protagonistas nos processos de desenvolvimento inclusivo.

O próximo encontro do Território Cerrado Sul está agendado para o dia 27 de junho, dando continuidade ao ciclo de planejamento, articulação e entrega de resultados na região.

  • Cerrado Sul maranhense. Balsas. Territórios Empreendedores
  • Infraestrutura
  • Inovação
  • Semiário
  • Turismo. Negócios Rurais