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Empreendedores podem aproveitar Black Friday para impulsionar vendas

Data festiva é uma oportunidade para os pequenos negócios alcançarem mais clientes e impulsionar as vendas
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
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A Black Friday é uma das datas que mais movimentam a economia global, inclusive no Brasil. Criada nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, onde os consumidores aproveitam descontos para adquirirem produtos. Para os pequenos negócios, essa é uma oportunidade para lojistas venderem mais, atrair novos clientes e dar reconhecimento à sua marca.

Nesse sentido, o Sebrae promoveu uma capacitação voltada para empreendedores de Caxias, que foram orientados sobre estratégias de vendas para a Black Friday durante o Turbina Vendas. Promovido por meio de sua Unidade de Negócios em Caxias, os participantes assistiram palestras com especialistas da área de marketing digital e representantes de plataformas como IFood e Mercado Livre.

“Para que a data seja um sucesso é importante que as empresas se planejem com antecedência e adotem estratégias de vendas. Ações inovadoras e experiências diferenciadas de atendimento podem tornar a data ainda mais atrativa tanto para o lojista quanto para o consumidor”, disse o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.

Evento Turbina Vendas abordou sobre estratégias de vendas para a data comemorativa

Para a empreendedora Adriana Martins, o momento foi de ganho e aprendizado. “A Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes de venda, pois nesse período faço ações promocionais diferentes. Nesse ano vou investir na divulgação antecipada, para criar expectativa nas minhas clientes e participar do Turbina Vendas foi importante porque pude entender de que forma posso utilizar as plataformas digitais diretamente para o meu negócio. Eu sempre faço alguma promoção de desconto especial no período, porém nesse ano quero planejar outras ações promocionais, montando estratégias que possam fidelizar clientes e gerar vendas também após essa data”, contou ela.

A ação contou com as palestras “Como vender mais na Black Friday e no Final de Ano com o marketing digital humanizado”, com o palestrante Stênio Guimarães; e “Como impulsionar suas vendas com o Mercado Livre”, com o palestrantes Fábio Victor, de São Paulo.

Empreendedores de Caxias e região participaram da ação

Estratégias – Dentre as estratégias, as lojas podem oferecer ações promocionais exclusivas para atrair o cliente e facilitar a venda de produtos e serviços; bem como ofertar brindes e amostras grátis relacionados a algum produto que já é comercializado.

As campanhas de marketing também são importantes e ganham destaque nesse período, com a utilização de influenciadores, redes sociais e e-mails para divulgar as ofertas e manter os clientes informados sobre as melhores oportunidades.

E com o avanço das novas tecnologias, o comércio eletrônico está cada vez mais presente no cotidiano das empresas e também pode ser aproveitado na Black Friday. “A compra online também se mostra uma alternativa viável para consumidores, por isso os empreendedores devem aproveitar para vender também no mercado digital, como lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e sites”, concluiu o gerente Stênio Pinheiro.