ASN MA Atualização
Compartilhe

Encontro ALI Produtividade promove acesso a discussão sobre gestão e inovação para empresários de Pinheiro

ME’s e EPP’s recebem suporte técnico do Sebrae. Empresários têm expectativas de que o ALI Produtividade resulte em aumento de produtividade e competitividade dos negócios.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O Encontro Agente Local de Inovação – ALI Produtividade aconteceu na última quinta-feira, 26, e contou com a participação de empresários e instituições bancárias parceiras do Sebrae.

Programado como um espaço de apresentação das soluções da instituição focadas no impulso aos negócios, por meio da inovação e aumento da produtividade, o Encontro também serviu para estreitar laços de parceria para dinamizar a economia da região, por meio do apoio aos pequenos negócios (ME’s e EPP’s).

No encontro, empreendedores como Werlayne Amori, do município de Pinheiro, teve suas expectativas ampliadas no que se refere aos resultados que o programa deve gerar, especialmente no desafio de aumento de produtividade. Ela, que atua na área de hotelaria, faz parte do conjunto de empreendedores atendidos por essa solução nos municípios Pinheiro, Santa Helena e São Bento.

“O apoio do Sebrae é fundamental para quem está na gestão de uma empresa, principalmente em uma empresa familiar como a minha. Os desafios são enormes e o Sebrae tem ajudado muito nessa jornada. Passamos a pensar melhor o nosso processo de gestão, em formas de melhorar o nosso Financeiro, melhorar o relacionamento com as pessoas. Agora, é continuar estabelecendo metas, planejar e chegar cada vez mais longe,” relatou Werlayne.

Eder Ricardo Morais Viveiros é empresário proprietário da Ótica Marília e do Residence Hotel, ambos localizados no município de Pinheiro. Para ele, o Encontro serviu como oportunidade de aprendizado para melhor direcionar os negócios.

No primeiro encontro, ele conta que recebeu várias orientações úteis para solucionar necessidades da empresa e traçar novos rumos. “Esse momento serviu para conhecer mais sobre os negócios, sobre mercado e conhecer melhor a atuação dos bancos. Isso é muito importante. Eu já tinha muitos planos e agora com o direcionamento certo vou executar de forma mais confiante, para melhorar cada vez mais os meus negócios”, disse Eder Ricardo

Ciclo atual – O ALI Produtividade no atual ciclo está começando. Nessa primeira fase é realizado um diagnóstico dos empreendimentos para identificar as necessidades e as soluções mais adequadas para superação dos problemas identificados. Orientações sob medida são a marca do programa ALI – Agente Local de Inovação, por esse motivo esse primeiro momento é fundamental. O atendimento é individual e durante o desenvolvimento dos trabalhos são promovidos encontros como esse, para a discussão e troca de experiências, opina Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.

“Esse acompanhamento in loco as ações do programa ALI Produtividade. Em uma empresa é fundamental garantir a sustentabilidade dos negócios, trabalhando com indicadores importantes para o bom planejamento e gestão da empresa”, argumentou a gerente.

Metodologia – O ALI Produtividade é um programa com quatro meses de duração, totalmente subsidiado pelo Sebrae. Durante a execução do programa são realizados 10 encontros, sendo cinco individuais com um Agente Local de Inovação – o ALI e cinco coletivos. Na Unidade de Pinheiro, as ações do primeiro ciclo estão em fase final. E o Sebrae trabalha agora um novo ciclo, para ampliar o atendimento na região.

  • #culturaempreendedora
  • aliprodutividade