Até o fim do mês de julho deste ano, o Sebrae contabilizou 473.079 atendimentos a empresários e potenciais empreendedores no Maranhão. O número representa um incremento de 63,19% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 289.896 — uma diferença de mais de 180 mil. A maior parte dos clientes foram atendidos presencialmente, com um discreto crescimento no quantitativo de clientes atendidos por meio dos serviços digitais do Sebrae, passando de 54.842 em 2023 para 56 mil em 2024, considerando somente os sete primeiros meses de cada ano.
Na avaliação da gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, o aumento do total de atendimentos é significativo e resulta da implantação de um conjunto de iniciativas exitosas nos canais presenciais e digitais. “A nossa grande força nos canais presenciais é o fortalecimento da nossa rede nas Salas do Empreendedor, do nosso ativo, que é o porta a porta do ‘Sebrae na sua Empresa‘. Nos canais digitais, temos fomentado a nossa central de atendimento com relacionamento com o cliente e o consumo de conteúdos via portal do Sebrae”, destaca Lavareda.
Algumas ações são a padronização do atendimento com manual escrito, capacitação de equipe e auditorias de cumprimento dos requisitos; o ConectaCom, I Convenção da Rede de Atendimento do Sebrae e Parceiros, que reuniu toda a Rede de Atendimento interna do Sebrae Maranhão, estendida a consultores, visando ampliar a percepção de valor dos serviços oferecidos aos empreendedores pela instituição; e as mentorias e oficinas em grupo aplicadas mensalmente com os empresários atendidos pelo “Sebrae na sua Empresa“, estratégia que consiste em visita gratuita às empresas solicitantes para identificar desafios e trazer soluções para o negócio.
Compartilhando boas práticas — Ações bem-sucedidas empreendidas pelo Sebrae Maranhão e pelas demais unidades do Sebrae espalhadas pelo país estão sendo apresentadas na Reunião Técnica Nacional da Rede de Gerentes de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, que ocorre no Maranhão, de 21 a 23 de agosto. A agenda é destinada a gerentes estaduais de Atendimento e de Relacionamento do Sebrae, visando aprendizado mútuo.
O evento possibilita trocas valiosas, afirma a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Adrianne Albuquerque. “É muito importante nos conectarmos com as pessoas que estão nesse mesmo desafio de entregar valor para o cliente, de fazer relacionamento, de fazer atendimento, sempre transformando os pequenos negócios”, ressalta. Na oportunidade, ela abordou as estratégias de funil de relacionamento e de jornada de sucesso do cliente, desenvolvidas pelo Sebrae Alagoas.
Segundo a gerente adjunta de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Milva Capanema, que conduziu o evento, as reuniões técnicas pretendem trazer mais alinhamento, interação e percepção de complementaridade entre as unidades do Sebrae em todo o país. Sobre a passagem pelo estado, ela ressalta: “Vir para o Maranhão é uma novidade muito gratificante para nós. Conhecer as estratégias do Sebrae Maranhão para atendimento ao cliente, os lugares e o que ele está fazendo é muito importante”.
Agenda — Nos dias 21 e 22 de agosto, a capital São Luís recebe o evento no Sebraelab, localizado no Multicenter Sebrae. Na sexta-feira (23), a programação prevê visita técnica ao município de Barreirinhas, onde o grupo conhecerá o Turismo de Base Comunitária realizado na região, com ações sustentáveis caracterizadas pelo pertencimento, pelo trabalho com composteiras e biodigestores, e pelo reflorestamento de manguezais. Em seguida, uma visita ao Centro de Artesanato vai evidenciar as contribuições do atendimento do Sebrae no segmento do artesanato.