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Empreendedoras apostam no crescimento de vendas no Dia das Mães

Mas é necessário preparação, planejamento e estratégias para engajamento de clientes, além do foco nas vendas online.
Por Redação
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O mês de maio sempre traz boas expectativas de aumento nas movimentações do mercado. O motivo é o Dia das Mães, data que impulsiona o varejo a ponto de ser considerada o Natal do primeiro semestre.

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Mesmo com o cenário de pandemia, os consumidores planejam celebrar a data e presentear mães ou aquelas pessoas que desempenham papel de genitora em suas vidas.

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Para este ano, entidades do setor projetam elevação de vendas com relação ao ano passado. Mas, em função da pandemia, alertam para a necessidade de considerar que em 2020, em um ano atípico, a maioria das atividades comerciais estavam paralisadas e, por isso, a base comparativa deve ser relativizada. Em 2020, as vendas do varejo para a data recuaram 33,1%, na maior queda da série histórica.

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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, estima para este ano um aumento nas vendas de 47% em relação a 2020 (R$ 8,26 bilhões).  Já os dados da sondagem de Intenção de Compras para o Dia das Mães 2021, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que 77% dos brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no Dia das Mães, nos segmentos do comércio e serviços, com ticket médio estimado em R$ 143 reais.

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Segundo a CNDL, segmentos como vestuário, calçados e acessórios devem liderar as vendas, seguidos dos itens de perfumaria e cosméticos nacionais, cestas temáticas e alimentos fora do lar (com entregas delivery no dia 8 de maio), e as chamadas “lembranças” e itens de menor valor agregado, itens que, em cenário desfavorável para o orçamento familiar, costumam ser opções preferenciais.

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A sondagem revela que os segmentos de móveis e eletrodomésticos também devem ter boa procura, com os clientes fugindo das opções mais impactadas pela inflação, entre as quais aparelhos de TV, som, celulares e informática, joias e bijuterias finas e flores naturais.

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Nesse cenário, operam as empreendedoras Jakelyne Sousa e Deusirene Sousa, mãe e filha, que comandam a Elite Calçados. Elas atuam há 40 anos no mercado de Balsas, cidade localizada no sul do Maranhão. “Nossas expectativas são as melhores. Planejamos campanhas e ações promocionais, com sorteio de brindes, que vão ajudar a impulsionar os desejos de compras”, diz Jakelyne.  

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A gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, Hildenê Maia, avalia que o sucesso dessas iniciativas está ligado ao planejamento das ações e à avaliação de investimentos, expectativas de vendas e dos resultados a serem alcançados. Tudo isso deve balizar a decisão do empresário sobre ações para engajamento dos clientes. “Antes de investir em publicidade e de se decidir sobre as melhores formas de chegar ao cliente, é necessário avaliar as condições do mercado e as próprias expectativas no sentido de equilibrar os investimentos para evitar prejuízos e fazer investimentos além de suas possibilidades”, explica ela.

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Vendas online x comércio físico

Este ano, dois aspectos que devem contribuir para a boa expectativa são: a retomada das atividades comerciais, com a reabertura de shoppings nas grandes praças, e as vendas online, que são realidade presente na operação dos estabelecimentos atualmente.

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Para o consultor da Planmax e especialista em varejo Fernando Duailibe, este ano, além do comércio físico, as modalidades online devem ter um peso adicional nas vendas. Além disso, a oferta de opções de presentes personalizados, produtos mais baratos e diferenciados, combinadas com ações de engajamento de clientes, facilidades no pagamento e nas entregas devem também contribuir.

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“As empresas e empreendedores que se prepararam para o ambiente online, que fortaleceram o marketing digital, certamente, terão mais chances de sucesso e podem, com isso, driblar eventuais dificuldades da ausência do consumidor em lojas físicas. O melhor caminho para as empresas é mostrar, virtualmente ao cliente, o produto, suas funcionalidades e opções disponíveis, de modo que, ao ir à loja física, ele possa ter uma ideia precisa sobre a decisão de compra. A ideia é fazer com que a venda na loja física seja mais rápida, caso seja essa a opção do cliente. Mas, as empresas precisam estar preparadas para fazer todo o processo de vendas no meio digital”, assinala o consultor.

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Empreender juntas: um caminho de prosperidade

Mesmo com anos de experiência, Deusirene e Jakelyne Sousa reforçam a importância de planejar as ações e focar o público a ser atingido e as estratégias de divulgação. 

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“Durante esses 40 anos foram muitas as dificuldades, principalmente essa que estamos vivenciando atualmente. Mas o importante é persistir, buscar inovação, e acreditar que vamos vencer como já vencemos muitos outros desafios”, analisa Jakelyne.

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Ela também destaca a importância de preparação da equipe. “Tenho a felicidade de ter minha mãe como companheira de trabalho. Sempre foi um grande privilégio aprender com ela, com amor, sobre como gerir uma empresa e uma equipe de sucesso, tratando todos com igualdade e humildade. Esses preceitos procuramos levar para a nossa equipe como motivação para superar as dificuldades”, pontua a empreendedora.

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“Desde pequena, sempre vinha para a loja ajudar nas datas comemorativas e amava esses momentos. Eu e minhas irmãs ajudávamos a embrulhar presentes e a atender aos clientes. E isso me levou a escolher como formação a Administração, pois como minhas irmãs escolheram a área da saúde, eu sentia que deveria dar continuidade ao trabalho dos meus pais e imprimir nos negócios os princípios que adquiri com eles”, conclui ela lembrando que o Sebrae foi muito importante nesse processo, dando acesso a soluções que ajudaram a consolidar o negócio.

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“O Sebrae nos ajudou com palestras, consultorias e campanhas de acesso ao mercado, como o Liquida Bazar, produtos esses que trouxeram aprendizado, como a gestão e ações para datas comemorativas, que são fundamentais no dia a dia de um negócio focado no varejo”, acrescenta ela.

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